Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

23 de junho de 2006

A Gente Quer Só Comida


Nosso organismo foi “construído” para “detectar” alimentos que entram e serão transformados em nutrientes.
Quanto mais longe da definição de alimento estivermos (pegue-se, por exemplo, um “isopor” colorido e fedido, chamado popularmente de Chips), mais alterada será essa “detecção” do alimento pelo organismo, bagunçando as sensações de fome e saciedade posteriores.
Faça a experiência: o que dá maior saciedade (sensação mais intensa e prolongada de que a fome passou)? Um pacote de Chips ou um bom pão com queijo e presunto?
Além disso, qual é, desses dois alimentos, o mais nutritivo? Precisa responder?
-Ah, mas o pacote de Chips tem 145,4 calorias, e o pão com queijo e presunto tem...
Esqueça essa coisa de calorias e se nutra! A longo prazo, seu peso (mas principalmente sua composição corporal – o que você tem de músculos em relação ao que você tem de gordura, que no final das contas é muito mais importante) vai estar mais saudável.
Nas composições nutricionais das bugigangas do supermercado não constam (mas deveriam constar) a advertência mais importante:
O Ministério da Saúde adverte: isto não é “exatamente” um alimento!

*(este cartunzinho simplório é emblemático do paradigma da vida moderna: um cidadão “alimentando-se” com “junkie food” – algo como “porcaria de comida” - com a estante da casa abarrotada de “porcaria de romances”, com uma TV que mostra “porcarias de programas”, aparelho de som onde só se ouve “porcaria de música”, na parede, uma “porcaria de arte”. E o que está escrito na sua camiseta: “uma porcaria de vida”, enfim...)

Nenhum comentário: