Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

5 de agosto de 2008

João da Silva*


Tosse não é como óleo pro motor do carro, “tudo igual”, a gente cansa de falar (mas ainda fala).
Portanto, para medicar a tosse (se é que ela precisa ser medicada, e muitas vezes não precisa ou não deve) também não há remédios mágicos.
E dentre os remédios usados para medicar a tosse seca, irritativa (o termo “irritativa” aqui se refere à irritação do brônquio, não à irritação do vizinho), ou seja, aquela em que há pouco ou nenhum catarro, um que às vezes pode ser útil é o dextrometorfano.
O dextrometorfano é um sedativo da tosse (e um pouco sedativo da gente, também, por isso precisa ser usado com cuidado). É chamado de ação central, pois inibe o reflexo da tosse direto da fonte, da área do sistema nervoso que dispara a tosse.
Há problemas com este bom remédio:
Deveria ser de uso controlado, pois usado em excesso pode levar ao vício (é seguro, no entanto, para uso de poucos dias). E já foi de venda controlada, mas sabe como são os interesses econômicos...
E aí, curiosamente, quando precisava de receita médica dupla, pais se ... (morriam) de medo de dar.
Agora, capitaneado pela odiosa e poderosa Procter & Gamble, é vendido livremente, sem necessidade nem mesmo de receita. Com que nome? Vick 44-E®.
Outra coisa: sem bula, sem indicação de formulação na embalagem (como se pudesse! Mas no Brasil, pode!).
Um colega blogueiro descobriu a formulação.
Recentemente entrou um concorrente no mercado (que ótimo, podemos deixar de usar qualquer coisa com o nome Vick): Benalet TSC ®(tsc, tsc! Isso mesmo!), com o dobro da concentração.
De novo: é remédio, não é pra toda tosse, deve ser usado por poucos dias, deveria ser orientado por médico, etc.
(obs.: nos Estados Unidos, pela farra no uso por conta própria – usado como droga – recentemente foi proibida a venda sem controle).

* Os Joões da Silva são como tosse: todos com o mesmo nome, mas são entidades diferentes.

Nenhum comentário: