Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

10 de outubro de 2017

O Chinês Barato da Nutrição


Sabemos que não estamos vivendo nos tempos áureos da economia (alguma vez estivemos?). Por isso é difícil exigirmos muito da qualidade do que quer que seja que estamos consumindo. 
Pais costumam saber que para a comida vale a mesma coisa. É como um celular com todas as funções do outro. Só que emperra. Só que é lento. Só que quebra. Só que a garantia é podre...
Na questão "carboidratos", pouca coisa tem sido tão negligenciada. 
Uma bela noz pode ter tanto carboidrato como um biscoito recheado, assim como um kiwi pode ter o mesmo valor calórico de um bolo pronto.
Mas um tem vitaminas de alta qualidade, o outro não. Um tem fibras solúveis, o outro não. Um tem digestão mais prolongada gerando mais saciedade, o outro não. Um tem lipídeos "do bem" associados, o outro os tem "do mal". Um constrói moléculas de altíssimo valor biológico, o outro o que faz é aumentar a necessidade de insulina para dar conta do índice glicêmico.
Resumindo: uns constroem organismos saudáveis. Outros promovem as doenças.

Muito complicado repassar essas noções para papais despreparados, apressados e aborrecidos e, principalmente, menos favorecidos economicamente.